A 11ª Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB) convocou 314 equipes para sua grande final presencial que será realizada nos dias 17 e 18 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os estados do Nordeste são os que detém maior número de finalistas nesta edição. A Bahia será representada por 27 equipes de escolas das redes pública e particular.
As equipes, compostas por um professor de História e três alunos do 8º ou 9º anos do Fundamental ou todos os anos do Ensino Médio, pertencem a escolas públicas e particulares de todos os estados. O Ceará é o que conta com maior número de finalistas (90 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (74 equipes); São Paulo (37 equipes); Pernambuco (36) e Bahia (27). Somente os quatro estados nordestinos correspondem juntos a 72% do número total de finalistas.
A olimpíada teve início em maio com a participação de 18,5 mil equipes, um total de 73 mil inscritos, atingindo recorde de inscritos e um aumento de 30% a mais que no ano anterior.
Neste ano, a comissão organizadora da ONHB fez uma mudança em seu regulamento com o objetivo de ampliar as chances de todos os estados brasileiros serem representados na final presencial. Com isso, nas fases online de 1 a 5 ficou garantida a participação de, no mínimo, três equipes por estado. “A alteração criou melhores condições para assegurar a representatividade que o regulamento anterior já previa, mas que nem sempre era possível já que um ou mais estados não chegavam à última fase online com equipes classificadas. Estamos muito satisfeitos e felizes em realizar uma final com a participação de todos os estados”, explicou a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.
Sobre a competição e final
A participação na Olimpíada de História ocorre por meio de equipes formadas por um professor de História e três alunos matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio – escolas públicas ou particulares. Possui seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.