Base Nacional Comum Curricular é debatida em conferência no Virtual Educa Bahia 2018

bncc  virtual educa

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi um dos temas abordados nas conferências realizadas, nesta terça-feira (5), primeiro dia do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, que acontecerá até sexta-feira (8), com participantes de vários países da América Latina, Caribe e da África, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), em Salvador. Na oportunidade, os gestores e professores puderam conhecer mais sobre os objetivos do BNCC e a importância para a formação futura dos estudantes.
Durante a conferência, a consultora em Educação, Cleuza Repulho, apresentou características fundamentais para a contribuição dos professores para a BNCC. “Quando o educador pensa na forma de contribuir, ele tem que estar ciente que precisamos formar estudantes cidadãos e que tenham um senso crítico. Precisamos desenvolver um conhecimento que seja benéfico para o aprendiz e aos que estão ao seu redor. Quando vejo um garoto de 15 anos pedindo a volta da Ditadura Militar, nós educadores temos que analisar no que erramos, porque eles não viveram aquele momento e não têm a vivência do quanto é ruim”, refletiu.
Também presente na conferência, o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, da Secretaria da Educação do Estado, destacou a importância das redes públicas estarem unidas para promover a participação dos educadores baianos nesta construção. “Essa é uma mobilização que temos a preocupação de realizar, porque temos que atingir da Educação Infantil até o Ensino Médio. Se os estudantes tiverem um ensino precária no início, isso pode influenciar sua formação posterior, criando um ciclo vicioso em que acaba estagnando a educação”, disse. Ainda participou do debate, o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (UNDIME- BA), Willians Brandão.
Sobre o Vitural Educa – O Virtual Educa 2018 é um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolve o Fórum Global de Educação e Inovação “Cooperação Sul-Sul”, voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais.