Os estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (519 km de Salvador), participaram, neste sábado (12), do evento global Scratch Day, que ocorreu simultaneamente em todo o mundo. Durante atividade aberta ao público, estudantes e pessoas da comunidade aprenderam a criar seus próprios projetos de animação, jogos e programas interativos através da linguagem gráfica de programação conhecida como Scratch.
O Scratch pode ser acessado online pelo site scratch.mit.edu ou através de download para desenvolver os projetos sem a necessidade de conexão com a Internet. Trata-se de uma ferramenta de programação gratuita e da fácil acesso com uma interface gráfica que permite a criação de programas e jogos com blocos de montar.
Segundo a vice-diretora do Centro Juvenil, Alice Irigoyen, o Scratch contribui muito para o aprendizado dos estudantes. “Ele possibilita a interação de diferentes áreas do conhecimento, associando diferentes saberes, competências e habilidades, além de desenvolver o raciocínio lógico e incentivar a autoria e autonomia através da criação de jogos, animações, projetos interativos e muitas outras possibilidades”, destaca.
Segundo o monitor das oficinas, Lucas Rodrigues Ferreira, o Scratch estimula a criatividade dos estudantes com o uso da tecnologia. “Eles aprendem a trabalhar a lógica para criar seu próprio jogo, fazendo com que as pessoas interajam com o que ele produziu”, afirma.
Além das oficinas de Scratch ministradas por 12 estudantes que cursam as oficinas ofertadas no Centro Juvenil como “Criação de Games” e “Inventores de APP”, o evento contou com apresentações de Cosplays (estudantes caracterizados por personagens da cultura pop) e experimentos de robótica. Um dos destaques do evento foi uma conferência realizada a partir da ferramenta do Google (Hangout), através da qual todos puderam interagir, em tempo real, com o coordenador dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, Iuri Rubin, e com a professora Elmara Pereira, que estão nos Estados Unidos participando do evento MIT Media Lab, em Massachusetts. Desta forma, todos compartilharam as experiências nos dois eventos.
“Estamos representando o Centro Juvenil no MIT Media Lab no grupo de pesquisa rupo chamado Lifelong Kindergarten, que foi um dos criadores do Lego Mindstorms que é o kit de robótica da Lego e, também, o criador do Scratch, uma plataforma que ensina programação de bem amigável e estamos juntos com sete outras propostas que foram contempladas no edital Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2018”, ressalta Iuri Rubin.