Universidade para Todos – UPT

universidade para todos 1

O Projeto Universidade para Todos, criado pelo governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 9.149, de 23 de julho de 2004 e o Decreto nº 17.610, de 18 de maio de 2017, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.
Em 2018, serão disponibilizadas 14.000 vagas em cerca de 176 municípios do Estado da Bahia, com 237 locais de funcionamento. O curso será presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.
Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional. O Projeto oferecerá também material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.
Poderá concorrer a uma vaga o candidato que:
  • Estiver matriculado em 2018 no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o Ensino Fundamental II – 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes – e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes;
  • Estiver matriculado em 2018 no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o Ensino Fundamental II;
  • For egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia; tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o Ensino Fundamental II.

 

>> Calendário

ATIVIDADE

INÍCIO

TÉRMINO

Período de inscrição

16 de maio de 2018

23 de maio de 2018

Divulgação do resultado no Portal da Educação

30 de maio de 2018

Período de matrícula

05 de junho de 2018

08 de junho de 2018

No local e turno que o aluno
optou para cursar

Início das aulas

05 de junho de 2018

14 de dezembro de 2018

 

 

 

 

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia