Estudantes e professores do Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, participam nesta sexta-feira (18/8), do lançamento da 10ª edição do jornal Eco Teens. Aproximadamente 450 estudantes entre 15 e 17 anos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio trabalharam na produção e elaboração dessa nova edição.
O jornal Eco Teens aborda a temática “Feira da Patagônia: conhecer para preservar”. A partir da escolha do tema os alunos passaram por várias etapas de treinamento. A primeira delas foi aprender a utilizar os métodos e normas da Metodologia Científica para a preparação do periódico.
O trabalho se baseou em leitura de artigos sobre feiras, pesquisa de campo, apresentação de resultados, incluindo o diagnóstico de problemas no local, como descarte indevido de resíduos orgânicos (sobras de alimentos), com indicação de possíveis soluções, como a colocação de coletores.
Além disso, os estudantes passaram por treinamento de diversos gêneros textuais para a edição do jornal, desde o estilo jornalístico até receitas culinárias. A prática da oratória em seminários realizados na sala de aula foi outro ponto observado.
Durante a preparação do jornal Eco Teens os estudantes realizaram uma gincana com execução de tarefas que foram avaliadas pela comissão julgadora. A equipe “Companhia Disfarce”, por exemplo, foi à Feira da Patagônia analisar o comportamento dos feirantes e clientes para composição dos personagens para uma peça teatral. Outras tarefas também foram concluídas com êxito, a exemplo da campanha para arrecadação e distribuição de doações para entidades filantrópicas, elaboração de cordel com seis versos e constância de rima, construção de maquetes de casas sustentáveis e atividades de culinária, com elaboração de receitas para aproveitamento de cascas e sementes.
Com quatro anos de funcionamento o Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima atende atualmente mais de 700 estudantes.
A Coordenação do projeto é feita pelo Ministério Público da Bahia, através de Promotores de Justiça, os quais contam com parcerias locais nas áreas de educação, meio ambiente e comunicação, formando o Conselho Editorial dos Jornais Eco Kids e Eco Teens.
Fonte: Eco kids Eco Teens MPBA