Cinco dias de programação 24 horas por dia, 300 horas de conteúdos em mais de 30 áreas de conhecimento, expectativa de mais de quatro mil participantes e presença de convidados de renome nacional e internacional. Estas foram algumas das novidades anunciadas pelo governador Rui Costa, na manhã desta segunda-feira (3), durante a coletiva de apresentação da Campus Party Bahia. O secretário da Educação, Walter Pinheiro, estudantes universitários e dos ensinos Médio e Profissional marcaram presença para conhecer mais sobre o evento internacional de tecnologia que vai acontecer, pela primeira vez em território baiano, entre os dias 9 e 13 de agosto, na Arena Fonte Nova.
“A Bahia é reconhecida internacionalmente pela sua criatividade em várias linguagens, e não tenho dúvida que também será reconhecida por todo o mundo pelo seu potencial criativo também na área da tecnologia. A Campus Party é uma oportunidade também de despertar em nossos jovens o interesse pela criação na área tecnológica. Queremos mexer com os corações e mentes dessa meninada e mostrar que com apoio eles podem ir longe”, disse o governador durante o evento que aconteceu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, destacou a importância da iniciativa. “O Campus Party Bahia é o maio evento de Tecnologia do mundo e vai ser muito valioso para os estudantes da rede estadual participarem de um evento desta magnitude. Na rede estadual, temos estimulado a Inovação, a Tecnologia e o Empreendedorismo nas escolas e temos um diferencial que são os Centros Juvenis de Ciência e Cultura, que oferecem cursos e oficinas para os nossos estudantes, sendo que muitos são direcionadas para esta áreas de interesse. Portanto, é mais uma grande iniciativa do governador Rui Costa, que muito vai agregar conhecimentos e estimular o processo de ensino e aprendizagem dos nossos jovens”.
Estudante do curso de Sistema de Informações na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Emmanuel Argollo,vai ter uma oportunidade que esperava há muito tempo. “Minha expectativa é a melhor possível. É um evento que eu sempre tive vontade de participar, mas não conseguia ir por questões financeiras, e estou muito feliz. Nós, estudantes da área de tecnologia, vamos poder ver muita coisa e tudo muito atual, inclusive coisas que não vemos na faculdade ainda e podemos vir a estudar no futuro”.
Uma grande estrutura será montada na Arena Fonte Nova para receber e abrigar os campuseiros, como são chamados os participantes do evento. O presidente da Campus Party, Francesco Farrugia, participou da coletiva e exaltou o evento como “a maior experiência tecnológica do mundo”. “Traremos os melhores do mundo em 30 áreas de conhecimento para ensinar o que há de mais novo acontecendo no planeta. É um acontecimento para os jovens fanáticos por tecnologia. Eles vão encontrar um ecossistema que fala as mesmas linguagens que eles gostam”.
Após o evento de apresentação, a expectativa também empolgou a jovem Isabela Vaquer, estudante do Ensino Médio no Colégio Rotary, no bairro de Itapuã, em Salvador. “Eu achei uma ideia genial trazer esse evento para a Bahia. Estou muito animada e sei que vai ser para todos os jovens que gostam de tecnologia e não têm oportunidade de entrar em contato com esse assunto. É um evento muito grande, eu já li sobre ele e aposto que vai ser ótimo”.
Para promover o intercâmbio de informações entre os participantes, o presidente do evento anunciou que durante os cinco dias será disponibilizado na Arena Fonte Nova conexão de internet de 20 gigabites, o que vai gerar uma velocidade de transmissão de dados muito maior do que é disponibilizado normalmente em conexões domésticas e empresariais, por exemplo.