Representantes do Colegiado Escolar eleitos pela comunidade tomam posse

Representantes do Colegiado Escolar, eleitos entre o final de julho e início de agosto passados, estão tomando posse em seus cargos, nas unidades escolares da rede estadual da capital e do interior. Composto por estudantes, professores, funcionários e familiares, o colegiado tem como missão contribuir para a gestão escolar democrática e participativa das escolas na concepção, na execução, no controle, no acompanhamento e na avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa. Os novos membros empossados no conselho têm a expectativa de contar com a colaboração de todos no processo de melhorar cada vez mais a qualidade da Educação no Estado.  

Empolgado com a nova missão como representante dos estudantes no Colegiado Escolar do Colégio Estadual Jorge Amado, localizado na cidade de Guajeru, Ruan Santos, 21 anos, 2º ano do Ensino Médio, ressalta o importante momento vivido pela comunidade escolar. “Ao participarmos do processo, estamos contribuindo para a construção de uma escola cada vez mais democrática e participativa, sempre visando a melhoria da qualidade pedagógica, tendo uma comunidade mais participativa”. 

Já no Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu, localizado na cidade de Jacaraci, no sudoeste baiano, o coordenador pedagógico da unidade, Gildásio Souza e Silva, eleito como um dos representantes dos professores no colegiado, fala sobre a importância da participação de todos na vida escolar. “Eu sou recém-chegado na unidade, então será uma ótima oportunidade de colocar em prática, de forma mais ativa, ações que contribuem para uma boa gestão pedagógica. É bom destacar, também, a participação dos pais, que é fundamental para que os estudantes sintam uma continuação, uma extensão da escola em casa”. 

Colegiado Escolar 
O Colegiado Escolar tem mandato de dois anos e os membros se reúnem mensalmente para colaborar com a melhoria da escola. Dentre as ações prioritárias do colegiado, destacam-se: acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e do Plano de Gestão e do Regimento Escolar; monitoramento e parceria com o corpo docente e equipe gestora para cumprimento do Calendário Escolar; participação no planejamento, análise e aplicação dos recursos financeiros; e articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações para a integração entre a escola, a comunidade e o território.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia