Secretaria realiza avaliação diagnóstica focada nas aprendizagens de Português e Matemática

colegio modelo avaliaçao diagnostica

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, até o dia 12 de abril, nas escolas da rede estadual, a primeira avaliação diagnóstica para possibilitar a observação e análise sobre o conhecimento, competências e habilidades dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para tanto, provas estão sendo aplicadas com dez questões de cada área. A ação busca fornecer aos professores informações para o planejamento de sua prática pedagógica a partir dos resultados de aprendizagem dos alunos, obtidos com as avaliações.
Para subsidiar os educadores, a SEC vai disponibilizar, a partir desta segunda-feira (08/04), a plataforma do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), onde ao inserir as respostas dos estudantes no sistema, será gerado relatório, em tempo real, que aponta informações importantes sobre: a participação dos estudantes, as habilidades avaliadas, os percentuais de acertos e erros por escola, por turma e por estudante. Esses relatórios poderão potencializar o processo avaliativo e fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem.
Em Vitória da Conquista, região do sudoeste baiano (NTE 20), os estudantes do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães participaram da primeira avaliação no dia 29 de março.
Provas – Os modelos elaborados estão direcionados para os últimos anos dos ciclos educacionais, sendo eles 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, 3ª série do Ensino Médio e 4ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Além dos resultados subsidiarem os professores, o SABE permite que a Secretaria da Educação de Estado acesse os dados gerados pelas escolas e os utilize para subsidiar intervenções pedagógicas para serem feitas pela Superintendência de Políticas para Educação Básica (SUPED) e pelo Instituto Anísio Teixeira, órgão ligado à SEC.