Milhares de estudantes que moram em áreas de difícil acesso da Bahia não precisam realizar grandes deslocamentos para ir às escolas localizadas nos centros urbanos. Graças ao Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que alia conteúdo pedagógico com tecnologia e interatividade, eles podem estudar nos locais onde vivem.
Entre 2015 e 2018, o EMITEC alcançou 80.139 alunos, em 414 localidades afastadas dos centros urbanos de 150 municípios, com 4.605 turmas do Ensino Médio. Desde a sua criação, em 2011, o EMITEC formou 32.961 estudantes do Ensino Médio. Deste total, 17.119 foram formados no período entre 2015 a 2017. Atualmente, estão matriculados 22.010 alunos, em 355 localidades de 135 municípios.
As aulas são transmitidas via satélite, em tempo real, diretamente do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e ministradas por professores da rede estadual, que contam, no estúdio, com a presença de outro docente da rede para apoio e subsídios, já que as aulas são ao vivo.
Nas telessalas em todos os territórios da Bahia os alunos contam com a presença de professores mediadores, que fazem a interlocução de dúvidas para os professores em estúdio e aplicam as avaliações, que são por área e interdisciplinares. A comunicação também é realizada via chat. A dinâmica do EMITEC é estruturada de forma que o estudante da rede estadual que cursa o Ensino Médio nessas localidades esteja, de fato, dentro de uma sala de aula, com todos os recursos que o espaço pode oferecer.
Os conteúdos são veiculados a partir de uma moderna plataforma de telecomunicações, por meio de solução tecnológica desenvolvida especialmente para o programa, que inclui possibilidades de videoconferência e acesso simultâneo à comunicação interativa entre usuários, empregando IP (Internet Protocol), por satélite VSAT (Very Small Aperture Terminal). Após as aulas, os vídeos são editados e disponibilizados no endereço eletrônico http://emitec.educacao.ba.gov.br/, que também oferece material didático de apoio.
O EMITEC vence a dimensão geográfica da Bahia, Estado que tem a maior população rural do Brasil, com cerca de três milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, supera a carência de docentes habilitados em diferentes componentes curriculares, em áreas afastadas dos grandes centros urbanos.