Os estudantes da rede estadual de ensino estão se destacando como protagonistas na Campus Party Bahia, que acontece até este domingo (13) na Arena Fonte Nova, em Salvador. Neste sábado (12), os projetos de iniciação científica apresentados no estande do Governo do Estado, na área Open Campus, chamaram a atenção dos participantes e visitantes pelo caráter inovador e, também, pela relevância e alcance social.
O jogo “Choice” foi um dos projetos de destaque. Desenvolvido pelos estudantes Felipe Dias, 16 anos, Thiago Silva, 16, e Luís Borges, 17, no CJCC de Vitória da Conquista, o jogo “Choice” surgiu da percepção de que 30% dos jovens estão acima do peso. “Por meio de uma pesquisa, descobrimos que muitos jovens estão acima do peso e essa condição piora com o tempo. Então, decidimos juntar a prática de exercícios com o jogo possibilitando que o participante possa aprender sem perceber”, explicou Luís.
Thiago fala como o funciona o jogo. “O jogo tem 18 cartas digitais com perguntas sobre o comportamento do participante. De acordo com o que você vai respondendo as perguntas, em ‘sim’ ou ‘não’, o jogo indica de acordo com as respostas se a saúde está melhorando ou piorando, através de indicadores, como, por exemplo, colesterol”, explica. Ele ainda destaca a importância da participação no evento. “É muito gratificante poder mostrar nosso trabalho no Campus Party, uma feira nacional que tem visitantes de todo o Brasil”, disse.
Seguindo o mesmo raciocínio, o jogo/animação “Sustentabilidade” desenvolvido pela estudante Renata Valença, 15, também do CJCC de Vitória da Conquista, busca conscientizar o participante sobre atitudes sustentáveis. “Muitas pessoas não possuem bons hábitos em relação ao consumo de bens, descarte de lixo, consumo de água e o transporte. A partir disso, decidimos fazer um jogo/animação que, tanto nos desse essas informações, quanto divertisse e fizesse as pessoas repensarem suas atitudes”, afirmou, ao explicar que o jogo consiste em uma animação inicial que convida o usuário a jogá-lo e depois são feitas perguntas. Dependendo da resposta, o participante recebe uma reposta positiva ou negativa. Ao final, o resultado indica se a pessoa tem ou não hábitos sustentáveis.