No próximo dia 12 de julho, quando comemora o nascimento de seu patrono, o Instituto Anísio Teixeira e o Ministério Público do Estado da Bahia promovem a segunda edição do Seminário de Educação em Direitos Humanos – Políticas Públicas Educacionais e Sociais. O encontro é destinado a educadores, promotores de justiça, juízes, defensores públicos, pesquisadores, estudantes, gestores da Educação Básica e demais profissionais interessados na temática.
Dividido em dois dias, 12 e 13 de julho, o seminário busca levantar um debate acerca dos direitos humanos e do direito à educação, com pautas que passam pelos 117 anos de Anísio Teixeira e, também, os 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O primeiro dia (12/07) será realizado no Instituto Anísio Teixeira, na paralela, em Salvador. Já o segundo dia (13/07), será realizado na sede do MP/BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As atividades serão transmitidas por videoconferência para as telessalas dos Núcleos Territoriais de Educação e podem ser assistidas pelo Portal da Educação, no endereço educadores.educacao.ba.gov.br
Além de apresentações culturais dos estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT), o primeiro dia da programação contará com a mesa redonda “Anísio Teixeira: memória e verdade” e “A escola democrática e o direito a ter direitos” que abordarão aspectos históricos, seu legado, história e defesa da educação pública. No segundo dia da programação, as temáticas serão sobre o “Estatuto da Criança e do Adolescente e a justiça restaurativa”, “A educação e as medidas socioeducativas: A importância das práticas restaurativas” e “As medidas socioeducativas em meio aberto e a socioeducação”.