Começa, nesta quarta-feira (1º) e segue até sexta (3), a matrícula para os contemplados no Sorteio Eletrônico da Educação Profissional. Os candidatos contemplados para as 11.748 mil vagas dos 33 cursos técnicos de nível médio ofertados deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, em 57 municípios espalhados pelos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Das vagas ofertadas, 9.288 são para o interior do Estado e 2.460 mil para Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Dessas 9.288 vagas, 324 foram ofertadas para o Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira e Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep/VC) de Vitória da Conquista. As vagas são para os cursos de Técnico em Enfermagem (36), Técnico em Nutrição e Dietética (36), Técnico em Segurança do Trabalho (36), Técnico em Administração (72), Técnico em Logística (72), Técnico em Edificações (36) e Técnico em Agropecuária (36).
Matrícula
No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, Histórico Escolar, Carteira de Identidade e comprovante de residência. O início das aulas está previsto para 6 de fevereiro de 2017. Todos os candidatos inscritos no Sorteio Eletrônico foram classificados. Mas só são convocados para a matrícula os contemplados de acordo com a classificação e o número de vagas ofertadas em cada Centro de Educação Profissional. Inicialmente, os contemplados serão convocados para efetivar a matrícula. Havendo desistência, as vagas residuais serão preenchidas de acordo com a classificação dos demais candidatos.
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, fala sobre os avanços na oferta para esta modalidade de ensino. “A oferta da Educação Profissional da Bahia tem crescido a partir de 2007, quando se tornou uma prioridade do Governo do Estado investir na formação e preparação dos jovens para o mundo do trabalho. Portanto, só na modalidade Subsequente, que é esta do Sorteio Eletrônico para quem já concluiu o Ensino Médio, são quase 12 mil novas vagas ofertadas a estes jovens e trabalhadores, para que possam atender a demanda competitiva do mundo do trabalho e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado”, afirmou.