Estudantes da Escola Cultural de Vitória da Conquista participam de oficina de Canto Coral

 

­­­A Escola Cultural de Vitória da Conquista, que funciona no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, iniciou, nesta segunda-feira (18), uma oficina de iniciação de Canto Coral para 12 estudantes, que se inscreveram na unidade escolar. A atividade, que segue até a próxima quinta-feira (21), é promovida pelo Instituto de Ação Social Pela Música (IASPM), por meio do Instituto Neojibá e visa promover uma formação cultural através da experiência coletiva com ensino de técnicas e conceitos introdutórios em canto coral.

PHOTO-2019-03-18-15-20-11 (1)

 

A oficina possui um repertório musical brasileiro, no qual os estudantes cartarão cirandas e canções nordestinas. Além disso, eles estudarão os princípios básicos de técnicas de canto, a exemplo de respiração, posição da voz, classificação vocal e a importância do aquecimento vocal e, também, participarão de jogos musicais para trabalharem a percepção musical.

PHOTO-2019-03-18-15-20-11

 

A professora da oficina, Elizabeth Ladeia, falou da importância da atividade para o desenvolvimento dos estudantes. “Trata-se de uma ferramenta de socialização e aprendizado coletivo, que faz com que o estudante interaja com outras pessoas e se desperte para a prática musical e canto consciente”, destacou a educadora.

 

Tamires Lacerda Silva, 17, 2º ano, disse que fazia covers de músicas de seus artistas favoritos como Ariana Grande e Ed Sheeran e que, agora, vai aprimorar a sua voz com as dicas e técnicas aprendidas na oficina. “Estou gostando muito da oficina e esta é uma boa oportunidade para desenvolver esse meu lado musical, pois muitas pessoas falam que eu tenho uma boa voz”, revelou a estudante.

 

Já o estudante Lucas Santos Oliveira, 15, 2º ano, disse que sempre teve curiosidade para aprender sobre música. “Na oficina teremos várias dicas que vão servir para a nossa vida. No meu caso, por exemplo, vai ajudar bastante a perder a minha timidez em falar em público para muitas pessoas”, afirmou.

 

Começam cursos e oficinas do CJJC de Vitória da Conquista

Estudantes da rede estadual matriculados nos cursos e nas oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista iniciaram as aulas, nesta segunda-feira (18). Neste semestre, estão sendo ofertados 11 cursos, com 25 vagas para cada um, e estão participando cerca de 300 estudantes, divididos em 13 turmas. As atividades são direcionadas aos alunos do 9° ano do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional e Tecnológica.

 CJCC Vitória da Conquista - início dos cursos e oficinas - foto. divulgação (3)

Aluna do curso técnico em Alimentos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde Adélia Teixeira, Mara Marchini, 46, conta como se interessou em fazer um dos cursos do CJCC e fala do seu encantamento já no primeiro dia de aula. “Quando a equipe do CJCC foi no CEEP apresentar para nós, alunos, as oportunidades de cursos e oficinas oferecidas, logo me entusiasmei com ‘Mutantes”, que trabalha com a biotecnologia, porque quando se trata de genética, que é onde tudo começa, logo me interesso. E estou aqui adorando e fui logo abraçada pelos meus meninos, que é como chamo os jovens colegas”.

 CJCC Vitória da Conquista - início dos cursos e oficinas - foto. divulgação (1)

Já o estudante Luiz Henrique Lima, 19, concluiu o Ensino Médio no final de 2018, mas não quis se afastar do convívio da comunidade escolar do CJCC. “Daí me dispus a ser monitor voluntário para contribuir com os alunos que encontram nos cursos e oficinas aqui oferecidos; uma forma de ampliar os seus conhecimentos em áreas diversas. O CJCC tem um diferencial muito importante que é oferecer uma oportunidade aos estudantes de vivenciarem os conteúdos na prática, fazendo um link com o que é aprendido nas aulas do ensino regular”, avalia ele, que pretende ingressar em uma faculdade de Ciências Biológicas.

 

A diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Alice Irigoyen, fala sobre as expectativas para este semestre. “Estamos bem animados, com as turmas fechadas, trabalhando nos cursos e oficinas temáticas atrativas, lúdicas, que facilitam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes que, aqui, têm a oportunidade de aprimorar os conteúdos do ensino regular”.

 

Oferta – Os cursos e oficinas ofertados são: Robótica; Mundo invisível; Mutantes; Studio plantas; Quadrinhos em rede; Cosplay; Aventuras em série; F5; Fanfic;1+1 é mais que 2; Na medida – IEED/Normal; e É da $ua conta? – Polivalent.

 

Sobre os Centros Juvenis  – Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Nos centros são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas realizadas de forma lúdica em ambientes interativos. Os demais CJCC – Salvador, Senhor do Bonfim, Barreiras, Itabuna, Jequié e Feira de Santana – já iniciaram as suas atividades deste semestre.

 

Projeto Escolas Culturais promoverá Oficina de Canto Coral em Vitória da Conquista

Entre os dias 18 a 21 de março, acontecerá no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, uma Oficina de Iniciação de Canto Coral. A ação promovida pelo Instituto Neojibá tem o objetivo de promover uma formação cultural através da experiência coletiva com ensino de técnicas e conceitos introdutórios em canto coral.

 

Para participar, os interessados deverão se inscrever na secretaria do Colégio Modelo. As oficinas serão realizadas em duas turmas, sendo uma às 13h e a segunda às 16h30. A atividade é gratuita e aberta para toda a comunidade.

 CantoCoral

A iniciativa faz parte do Projeto Escolas Culturais idealizado pelo Governo do Estado da Bahia através das Secretarias da Educação, de Cultura e de Justiça, Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Social, sob coordenação do Instituto de Ação Social Pela Música (IASPM) que, dentre outros projetos, também coordena a Orquestra Neojibá.

 

Serviço:

O quê: Oficina de Inicial em Canto Coral

Data: 18 a 21 de março

Local: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Horários: 13:00 e 16:30

Inscrições: Secretaria do Colégio Modelo

Valor: Gratuito

 

Maiores informações:  conquista@escolasculturais.org.br

Escola Cultural de Vitória da Conquista promove Encontro da Rede de Proteção Social

RedeProtecao

 

Escola Cultural de Vitória da Conquista promove Encontro da Rede de Proteção Social

 

No próximo sábado (16/03), diversas instituições públicas de Vitória da Conquista participarão do I Encontro de Rede de Proteção do município. Com o tema “Políticas Sociais para a Juventude de Vitória da Conquista”, o evento visa promover um debate e a reflexão em torno de projetos e ações que integram a inclusão social, saúde, educação no amparo à juventude do município.

 

O Encontro acontecerá no Colégio Modelo e contará com uma programação diversificada, com Palestras, Mesa Redonda, Apresentações Artísticas e Culturais, Exposições e oferta de serviços como o cadastro do ID Jovem e Bolsa Família.

 

Participarão do Encontro instituições como a 77º Cia Independente da Polícia Militar, CAPS AD, Centro Integrado de Direitos Humanos, Proler, além de grupos artísticos e coletivos sociais como o Grupo de Teatro Apodio e o Coletivo Pretas da Dió.

 

Serviço:

I ENCONTRO DA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Data: 16 de Março

Local: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Horários: 08h

Entrada: Gratuita

 

Mais informações:  conquista@escolasculturais.org.br