Começa etapa municipal dos Jogos Estudantis da Rede Pública

jerp fernando spinola

Estudantes das redes estaduais, municipais e federais que estão participando dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) passam agora para a etapa municipal da competição. Depois da etapa escolar, as equipes vencedoras disputam, até 30 de maio, as mais diferentes modalidades tradicionais, como basquete, futsal e vôlei, e, também, modalidades inovadoras, que possuem referências nos territórios e que são sugeridas por cada Núcleo Territorial de Educação (NTE) ou unidade escolar, a exemplo da argolinha, da natação no rio e do samba de roda, que têm uma expressão cultural sem, necessariamente, ter uma expressão competitiva. A novidade faz parte das comemorações dos dez anos do JERP.
As disputas acontecem nos 27 NTE. A primeira foi a escolar, realizada até 2 de abril, e, depois da etapa municipal, serão realizadas, até o mês de dezembro, as etapas polos, territoriais, zonal, regional e nacional. Segundo o coordenador executivo de projetos estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, os jogos fazem parte do processo de ensino e aprendizagens dos estudantes. “É fundamental reconhecer os jogos dentro da política educacional para a juventude, no cenário em que pensamos nos jogos, mas também na oferta e na prática da Educação Física escolar com um ambiente adequado para o desenvolvimento do currículo e para esta relação com a juventude”, afirmou.
Sobre o JERP – Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) fortalecem e promovem o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica. O projeto organizado pela Secretaria da Educação da Bahia, por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE), tem a função de fortalecer a ação educativa na Escola, tendo como fundamento a cultura corporal que deve fundamentar o currículo, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico.