Estudantes do curso técnico Segurança do Trabalho, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira, em Vitória da Conquista, promovem neste sábado (27/4), a 3ª edição do Abril Verde.
No dia 07 de abril, é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.
Iniciado em 2014, o Movimento Abril Verde tem o objetivo maior de sensibilizar para a redução dos acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.
Segundo a Articuladora do Curso de Segurança do trabalho do CEEPS Adélia Teixeira, Ana Paula de Oliveira Silva, “Esse é um evento que acontece pelo terceiro ano consecutivo. Nos dois primeiros anos, foram colocados stands nas salas. Já nesta terceira edição, optamos pelo formato de formação técnica, que contribui para a construção de conhecimento específico, troca de experiências com profissionais das mais diversas áreas da promoção da saúde e segurança. Este ano, o evento conta ainda com convidados e voluntários de várias instituições educacionais, como o Instituto Federal da Bahia (IFBA), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU). O Abril Verde visa principalmente oferecer uma formação de qualidade aos nossos estudantes, voltada para a promoção da saúde e da segurança do trabalho, finalizou.”
Para participar do evento, o estudante faz a inscrição através de um link onde pode ser escolhida a atividades de minicurso ou oficina que pretende participar. É um movimento que se integra à programação nacional, que é a campanha do Abril Verde, e que sensibiliza profundamente os alunos de Segurança do Trabalho, para a sua importância enquanto profissionais da prevenção.