Escolas da rede estadual entram em recesso nesta quinta-feira (22)

 

 

ESTUDANTES CONCURSO REDAÇÃO DEFENSORIA

 

 

O recesso do primeiro semestre na rede estadual de ensino começa nesta quinta-feira (22/06). O período faz parte das férias juninas que integra o calendário padrão do Ano Letivo 2017. As unidades retornam às aulas no dia 03 de julho. Para o cumprimento dos 200 dias letivos, algumas escolas na Bahia seguem calendários específicos direcionados a realidade local.

Durante esse período apenas os estudantes e professores estarão em recesso, o setor administrativo das unidades funciona normalmente.

>> Confira calendário completo do Ano letivo 2017

Cronograma 2017

CALENDÁRIO ESCOLAR / ATIVIDADE

PERÍODO

Início do ano letivo

6 de fevereiro de 2017

Recesso no 1º semestre

22 de junho a 2 de julho de 2017

Término do ano letivo

13 de dezembro de 2017

Total de dias letivos

200

 

 

 

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Prazo para envio das redações do Concurso Jovem Senador segue até 18 de agosto

parlamento jovem inscrição

Com o tema “Brasil plural: Para falar de intolerância”, segue até o dia 18 de agosto, o prazo para envio das redações dos estudantes que vão concorrer a uma das vagas do Projeto Jovem Senador 2017. Serão selecionadas 27 redações, uma por unidade da Federação. Os autores das redações selecionadas vivenciarão por uma semana o trabalho dos senadores em Brasília, participando de reuniões de comissão e de sessões no Plenário e apresentando sugestões que podem ser transformadas em projetos de lei.Prazo
Conforme o regulamento do projeto, a redação e a ficha de inscrição, com cópia do RG e do CPF do aluno e do professor orientador, devem ser enviadas pelas escolas à secretaria de educação do respectivo estado ou do Distrito Federal. Os endereços das secretarias podem ser encontrados aqui. Caberá a cada secretaria selecionar três redações, que serão enviadas ao Senado. Uma comissão julgadora do Senado selecionará um texto por unidade da Federação.
No ano passado, estudantes de 1.654 escolas de todo o país participaram do concurso, mobilizando mais de 280 mil alunos e mais de 6 mil professores.
O site do Jovem Senador oferece sugestões para a redação, em Navegando no tema. Para os professores que atuam como orientadores dos alunos, há uma área chamada Na sala de aula. Além disso, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) oferece aos professores uma série de cursos que podem ser acessados pela plataforma Saberes. Entre os temas, estão Política Contemporânea, Processo Legislativo Federal e Poder Legislativo. Estão previstas também videoaulas sobre gênero e raça.
Parceria – O programa é um projeto da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Secretaria-Geral da Mesa e Consultorias, com apoio da Diretoria-Geral. Conta também com o apoio de 54 coordenadores nos estados e no Distrito Federal que auxiliam na divulgação do concurso e realizam a interface entre as secretarias de educação, as unidades escolares e a equipe organizadora do projeto em Brasília.
De 2011, ano da primeira edição do projeto, a 2015, os jovens senadores apresentaram 42 sugestões de projetos de lei. Cabe à Comissão de Diretos Humanos e Legislação Participativa (CDH) decidir se as propostas tramitarão ou não. Cinco delas foram arquivadas. As demais ou ainda esperam a análise da comissão ou já foram convertidas em projetos de lei e até em propostas de emenda à Constituição.

Projeto Jovem Senador

E-mail: jovemsenador@senado.leg.br
Cursos on-line: saberes.senado.leg.br
Alô Senado: 0800 612211
WhatsApp: (61) 99187-2248
Telefones: (61) 3303-2995 e 3303-5960

Secretaria da Educação do Estado abre processo de seleção para Unidades Formadoras do TOPA

premiacao-do-topa-foto-marcal-drutra-7

A Secretaria da Educação do Estado abre inscrições, a partir do dia 26 de junho, para seleção pública de Unidades Formadoras para a 10ª etapa do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA).  Os selecionados serão responsáveis pela formação inicial e continuada dos alfabetizadores, alfabetizadores-coordenadores de turmas e tradutores intérpretes de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, bem como, formação específica dos coordenadores de turmas, no período de 12 meses.

Podem participar Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado da Bahia, públicas ou privadas sem fins lucrativos, instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica, as instituições ou organizações de ensino sem fins lucrativos, além de agentes do sistema público de educação básica e sequencialmente profissionais das redes de ensino.
Os interessados deverão enviar documentação (ver edital) via SEDEX para o Programa Todos pela Alfabetização – TOPA, no seguinte endereço: Avenida Luis Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, 4º andar, sala 404 – CAB (Centro Administrativo da Bahia), CEP: 41.745-004. O prazo encerra no dia 30 de junho. Para mais informações e dúvidas ligar para Tel: (71) 3115-1330 e/ou Fax: (71) 3115-8987.

- Cronograma

Data

Ações/Produtos

26/06/2017 a 30/06/2017

Período de Inscrição

04/07/2017

Resultado da homologação das inscrições deferidas ou não. Divulgados no site da Secretaria da Educação, Diário Oficial da União e Diário Oficial do Estado da Bahia.

05/07/2017 e 07/07/2017

Período de seleção

08/07/2017

Resultado preliminar da eleção

10/07/2017 a 12/072017

Período para interposição de recursos

13/07/2017 e 14/07/2017

Período para análise de recursos

15/07/2017

Resultado final da seleção

19/07/2017

Planejamento Geral da Formação e definição da abrangência

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia 

Lançado na Bahia, programa ID Jovem oferece gratuidade e outros benefícios

id jovem oferece gratuidade

 

Jovens baianos com idades entre 15 e 29 anos, que estejam cadastrados e atualizados no CadÚnico, já podem ter acesso a benefícios como gratuidade do transporte interestadual de linha convencional e meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Para isso, precisam efetuar cadastro gratuito no Programa Identidade Jovem (ID Jovem), lançado na Bahia nesta quarta-feira (14), durante evento no Cine Teatro de Lauro de Freitas, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
“É, sem sombra de dúvidas, um grande avanço para as políticas de juventude do nosso estado. Quando estamos garantindo ao jovem o acesso à arte, ao esporte e à locomoção, obviamente, estamos potencializando as oportunidades da educação para além das escolas e universidade. Isso é inclusão social, direito de todos”, destacou o secretário de Justiça, Carlos Martins.
O programa respeita o que prevê o Estatuto da Juventude – resultado de mais de dez anos de luta do movimento da juventude de diversos tipos de organizações, que conseguiram aprová-lo fazendo pressão no congresso nacional, e consolidá-lo em lei no ano de 2013. O ID Jovem contempla, principalmente, jovens com renda familiar de até dois salários mínimos, e tem validade de 180 dias, sempre prorrogáveis, sem burocracia.
“O ID Jovem é um documento de identificação daqueles jovens que têm direito de acessar os benefícios que estão no Estatuto da Juventude. A emissão do documento de Identidade Jovem ser dará de forma virtual, com validação de segurança através de código QR Code, que poderá ser utilizado para entradas nos eventos e atividades que estão de acordo com as regras do programa”, explica o secretário executivo do Conselho Estadual da Juventude, Fernando Maltez.
Benefícios - No âmbito da mobilidade urbana, o ID Jovem garante a oferta de quatro vagas por ônibus interestadual para os beneficiários, duas gratuitas e a outra metade com 50% de desconto na tarifa. Para os eventos culturais e esportivos, o programa reserva 40% das vagas com meia-entrada para os participantes. Ao ultrapassar os limites estabelecidos, o acesso se dá mediante a compra dos bilhetes pelo valor integral.
“É uma grande vitória para nós, jovens. Muitos de nós não têm acesso a eventos culturais e esportivos de qualidade, por não ter nem dinheiro para o transporte. O ID Jovem vai democratizar o acesso e proporcionar que tenhamos novas experiências e somemos conhecimento”, afirma a universitária Rute Rocalio.
Como se cadastrar - Para ter o ID Jovem, o interessado pode se cadastrar gratuitamente no site da Caixa Econômica Federal ou através do aplicativo que leva o nome do programa, disponível nas lojas virtuais. É necessário preencher os campos ‘data de nascimento’, ‘nome completo’, ‘nome da mãe’ e ‘NIS’. O Número de Identificação Social (NIS) deve estar atualizado para que o cadastro seja efetivo. Em caso de erros com a atualização, o jovem deve procurar o setor social do município em que reside. Já em caso de problemas com o acesso às passagens gratuitas ou parcialmente gratuitas, ele deve contatar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e relatar o ocorrido.
Em toda a Bahia, são mais de 1,7 milhão de jovens aptos a receberem o benefício. Entretanto, dados de abril deste ano apontam que apenas 4,9 mil estão cadastrados.

Prorrogada adesão ao Programa Saúde na Escola pelos municípios

saude na escola - palestra saude bucal

Foi prorrogada, até sexta-feira (23/06), a adesão dos municípios ao Programa Saúde na Escola (PSE), por meio do endereço egestorab.saude.gov.br. O programa terá duração de 24 meses e vai contemplar as escolas públicas do município, independente da esfera administrativa (estadual, municipal e/ou federal). Para a inscrição, os gestores responsáveis pelas secretarias municipais de educação devem indicar as escolas para a participação seguindo critérios, como as condições de vulnerabilidade dos estudantes. Até o momento, a Bahia registra 377 municípios com adesão 100% concluída.
O coordenador de Educação Ambiental e Saúde, Fabio Barbosa, da Secretaria da Educação do Estado, fala da importância da adesão dos municípios ao programa. “Considerando que a proposta do PSE vem na perspectiva da articulação entre políticas públicas, a adesão do município é o primeiro passo para as práticas de promoção e prevenção de agravos e doenças em crianças, adolescentes, jovens e adultos”, destaca.
Para Fabio, a criação do GTLI nas escolas é uma das ações incentivadas pela Secretaria. “Apesar do PSE seguir uma proposta de 12 ações, como o combate ao mosquito Aedes aegypti e promoção da segurança alimentar e nutricional, temos a consciência que alguns locais têm demandas específicas que podem ser identificadas pelos agentes sociais do local. Por isso, esse trabalho interno pode contribuir para que possamos ser mais eficientes em nossas ações”, afirmou.
PSE - O Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial, regido pela Portaria Interministerial nº. 1.055, de 25 de abril de 2017, na qual a articulação, principalmente, dos setores da educação e da saúde, é indispensável para efetividade das ações. O objetivo principal é a atenção integral à saúde dos educandos da rede pública, através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde de forma a empoderá-los para o reconhecimento e, consequentemente, o enfrentamento das situações que os tornam vulneráveis e que possam vir a comprometer o seu pleno desenvolvimento.

Escolas do Núcleo Territorial de Educação 20 comemoram os festejos juninos

fts sao joao 1As escolas estaduais já entraram no clima dos festejos juninos. Para animar ainda mais os estudantes, que entram em recesso do dia 22 de junho a 2 de julho, cada unidade está promovendo atividades diversificadas como disputas de quadrilhas, apresentações musicais, degustação de comidas típicas e brincadeiras tradicionais.

A abertura do arrasta pé nas escolas que fazem parte do Núcleo Territorial de Educação 20 – (NTE 20), território de identidade sudoeste baiano, é nesta quarta-feira (14), com o “Forroça do CPM 2017, no Colégio da Polícia Militar, em Vitória da Conquista. Na programação da festa, muito pop, funk e o tradicional forró.

SAO JOAO 1A partir do dia 20/06 várias outras unidades escolares de Conquista e região estarão comemorando o São João com uma vasta programação. No Colégio Estadual Alaor Coutinho em Vitória da Conquista, por exemplo, os estudantes estão ensaiando a quadrilha com o monitor do programa Mais Educação. O “Arraiá do Alaor” será na manhã do dia 21/06. Os estudantes vão realizar um casamento caipira em forma de cordel. E para animar ainda mais a festa, haverá concurso de melhor caipira, brincadeiras, comidas típicas e a escolha do melhor casal dançarino. Já o Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, em Vitória da Conquista,  realiza a “Gincana Junina” no dia 21, a partir das 08:00 horas com sanfoneiros e o sorteio de balaio junino. No Centro de Educação Noturno, a quadrilha que irá se apresentar faz parte de uma atividade pedagógica vinculada ao projeto Biombas Brasileiros.

jose moreira sao joaoA empolgação também tomou conta dos Líderes de Classe do Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, no município de Cordeiros, sudoeste baiano. Eles organizaram toda a ornamentação da escola com o tema junino para a festança do próximo dia 20. Na comunidade escolar do Colégio Estadual Eurides Santana, no município de Poções, não foi diferente. As turmas do terceiro ano do ensino médio se juntaram para armarem o barracão e os Líderes de Classe ficaram responsáveis pela ornamentação da festa, que começa no dia 21/06, com apresentações e disputas de quadrilhas, casamento matuto, coreografias juninas, desfile caipira, comidas típicas e as tradicionais barracas: Boca do João, Boca do Antônio e Boca do Pedro. E ainda, as barracas da pescaria e do beijo.

Finalizando os festejos juninos no dia 29/06, com o tema “Duque de Caxias, uma história de amor com a educação. 35 anos de aprendizagem e sucesso”, o Colégio Estadual Duque de Caxias, no município de Licínio de Almeida comemora os 35 anos de aniversário da escola.

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Colégio da Polícia Militar – Vitória da Conquista –  14/06 – 17:00 – Forroça

Colégio Estadual Eraldo Tinoco – Licínio de Almeida – 16/06 – 19:00 – Arraiá da Educação

Colégio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade – 20/06 – 15:00 –  Arraiá da Diversidade do Cedoca

Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz – Barra do Choça – 20/06 – 17:00 às 21:00 –  “I Quermesse do Dária” – Animação:  Tavinho sanfoneiro, Arlan e convidados, O Moral do Forró e Frabrição.

Colégio Estadual Renato Viana – Anagé – 20/06 – apresentação de 3 quadrilhas

Colégio Estadual de Piripá – Piripá – 20/06 – 19:00 – Arraiá do Estaduá – Animação com Léo Matos -

Colégio Estadual José Moreira Cordeiro – Cordeiros – 20/06

Colégio Estadual Alaor Coutinho – Vitória da Conquista – 21/06 – 10:00 h

Centro Integrado de Educação Navarro de Brito – Vitória da Conquista – Projeto Resgatando as tradições juninas

Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima – Vitória da Conquista – 21/06 – 10:00 – Arraiá e EcoTeens

Colégio Estadual de Planalto – 21/06 – Planalto – Arraiá do CEP

Colégio Estadual Abdias Menezes – 21/06 – 15:00 – Arraiá do CEAM

Colégio Estadual Eurides Santana – Poções – 21/06 – 18;00 h

IEED – (escola normal) – 21/06 – Vitória da Conquista – Quadrilha Flor do Cangaço

Centro de Educação Noturno – Vitória da Conquista – Quadrilha projeto Biombas Brasileiros

Colégio Estadual Duque de Caxias – Licínio de Almeida – 29/06

 

Secretaria da Educação do Estado divulga lista de contemplados para o cursinho Universidade para Todos

universidade para todos ultimos dias

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quarta-feira (14), a lista dos estudantes contemplados para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São ofertadas 16.400 vagas para Salvador e mais 228 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC. A lista está disponível no Portal da Educação.

A seleção foi feita através das médias de Português e de Matemática que foram lançadas pelos candidatos no ato da inscrição e que serão conferidas no ato da matrícula. A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 3 de julho e vão até dezembro de 2017.

O curso é voltado para egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia e para estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2017, nas seguintes situações:  3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes. Todos estes estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes), e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes nas redes estadual ou municipal no Estado da Bahia.

Mais sobre o UPT – O UPT oferece aulas regulares, de segunda a sexta-feira, de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o ENEM, aulões, simulados e orientação vocacional. O curso oferece, ainda, material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

 

Clique aqui para ver o resultado da UEFS
Clique aqui para ver o resultado da UESB
Clique aqui para ver o resultado da UESC
Clique aqui para ver o resultado da UNEB

Núcleo Territorial de Educação 20 sedia treinamento para técnicos do Educacenso em Conquista

unnamed (11)

Nos dias 12 e 13 de junho o Núcleo Territorial de Educação 20 – (NTE-20), estará sediando o treinamento para os técnicos do Educacenso. A capacitação, que acontece no auditório da Faculdade Maurício de Nassau é voltada para os representantes  de Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) dos municípios de Jequié, Caetité, Itapetinga, Macaúbas e Vitória da Conquista. Os técnicos vão preencher os dados no Sistema Educacenso.  Os dados coletados pelo Censo Escolar servem de base para a formulação de políticas públicas e para a distribuição de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), entre outros. Os dados também são utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por outros ministérios como Saúde e Esportes e por organismos internacionais como a UNESCO e o UNICEF.

unnamed (5)Segundo a superintendente de Gestão da Informação Educacional do Estado, Cristiane Ferreira,  o treinamento tem como objetivo alinhar com os municípios a forma como a coleta deverá ser feita. O prazo para o Censo Escolar da Educação Básica começou no dia 31 de maio e termina no dia 31 de julho. Ainda de acordo com Cristiane é de fundamental importância que esses dados sejam fidedignos para a geração de políticas públicas de Educação.  Além disso, esses dados são pré-requisitos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)”, finaliza.

O Censo é realizado anualmente em regime de colaboração entre o INEP e as secretarias estaduais e municipais da Educação, em caráter declaratório e mediante coleta de dados descentralizados. A ação engloba todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica, onde são coletadas informações dos estudantes, turmas, escolas e profissionais da educação como unidades de informação principal.

unnamed (1)

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Encerram hoje as inscrições para o pré-vestibular Universidade para Todos

universidade para todos ultimo dia

A Secretaria da Educação do Estado prorrogou, até hoje (12), as inscrições para o curso Universidade Para Todos (UPT), que é preparatório para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Estão sendo ofertadas 16.400 vagas para Salvador e mais 228 localidades da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A ação é desenvolvida em parceria com as universidades estaduais UNEB, UEFS, UESB e UESC.
Poderá concorrer a uma vaga o candidato que for egresso do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia. Também podem concorrer estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2017, nas seguintes situações:  3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes. Todos estes estudantes precisam ter concluído o Ensino Fundamental II (5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes), e a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular ou modalidades correspondentes nas redes estadual ou municipal no Estado da Bahia.
Matrícula - A seleção é feita através das médias de Português e de Matemática que são lançadas pelo candidato no ato da inscrição e conferidas no ato da matrícula. A matrícula será realizada entre os dias 3 a 7 de julho, no local e turno que o aluno optou para estudar. Para se matricular, é preciso apresentar cópia e original do CPF, RG, comprovante de residência, além do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II. As aulas começam no dia 3 de julho e vão até dezembro de 2017.
Mais sobre o UPT – O UPT oferece aulas regulares, de segunda a sexta-feira, de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o ENEM, aulões, simulados e orientação vocacional. O curso oferece, ainda, material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

Secretaria divulga Centros de Educação Profissional selecionados para projeto Educação Empreendedora

 

educação profissional 4

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta quinta-feira (8/6), o resultado da seleção dos Centros de Educação Profissional para participação do licenciamento de metodologias do SEBRAE. Esta é uma das iniciativas do projeto Educação Empreendedora da Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (SEBRAE-BA), com o objetivo de capacitar professores e formar estudantes com o foco na área.
A perspectiva é a de que cada Centro contemple entre 690 e mil estudantes a partir da formação dos professores, totalizando 10.350 alunos beneficiados com as metodologias aplicadas, em 2017.
O curso será ministrado em duas etapas nas sedes dos Centros selecionados. A formação para a primeira turma vai de 5 a 14 de julho, com as Metodologias de Educação Empreendedora: Crescendo e Empreendendo. A formação para a segunda turma acontecerá de 2 a 11 de agosto, sobre Metodologias de Educação Empreendedora: o Despertar.  Após estas fases, os professores vão aplicar as metodologias com os estudantes. O desdobramento do projeto será a realização de uma Feira de Culminâncias e de um encontro entre professores para avaliação dos resultados do trabalho. Em 2018, outras turmas de estudantes serão envolvidas no processo.
A proposta do projeto Educação Empreendedora é promover a cultura empreendedora no currículo da Educação Básica e Profissional do Estado, alcançando, desta forma, cerca de 50 mil estudantes, até 2018.