Em 2020, Governo do Estado amplia em 100% a oferta de Educação Integral

A Secretaria da Educação do Estado aumentou em 100% o número de escolas com oferta de Educação em Tempo Integral, passando de 92 unidades do tipo para as atuais 200, distribuídas em 155 municípios baianos. As estruturas ofertam a mais de 24 mil estudantes programas e projetos estratégicos, bem como alimentação diferenciada, indo além do currículo mínimo proposto pela Base Nacional Comum Curricular.
 
As escolas com oferta de educação em tempo integral estão presentes em todos os 27 Territórios de Identidade do Estado, como destaca o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação, Marcius Gomes. “A expansão da escola em tempo integral permite que os jovens vivenciem experiências novas e é uma meta do Plano Estadual de Educação e uma determinação do governador Rui Costa. Passamos a atender, em 2020, cerca de 24,3 mil estudantes neste tipo de unidade escolar”, ressaltou.
 
Nessas unidades, a estrutura é diferenciada, por possuir ambientes diversos, a exemplo de refeitório, salas de aula e de tecnologias, quadra, espaço de convivência e biblioteca. Os alunos também dispõem de disciplinas como ‘Educação Científica’ e ‘Práticas Integradoras’ e ainda têm acesso a computadores.

Até 2020, a Secretaria da Educação deve ampliar ainda mais a oferta de escolas com educação em tempo integral, alcançando a marca de 300 unidades do tipo distribuídas em todas as regiões do território estadual.
 

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

SAC Digital: faça sua matrícula na rede estadual de ensino sem sair de casa


Você ainda não fez a matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2020? Baixe o aplicativo SAC Digital no seu celular, faça seu cadastro e matricule-se. É fácil, rápido e seguro. 
 
Também pode usar tablet ou computador para fazer a matrícula na rede estadual de ensino, usando o SAC Digital. Evite filas e faça sua matrícula com toda comodidade. Pelo SAC Digital você pode fazer sua matrícula a qualquer hora do dia, sete dias por semana. A Plataforma SAC Digital está a todo vapor, aproveite!   
 
O SAC Digital permite, ainda, que você verifique a disponibilidade de vagas no colégio de sua preferência ou consulte disponibilidade nas unidades escolares mais próximas de sua residência. Mais de 120 mil alunos já se matricularam na rede estadual de ensino, esta semana. Não perca tempo e não precisa esperar segunda-feira para se matricular. Aproveitar o tempo livre do fim de semana e matricule-se. 
 
Para realizar o cadastro, o estudante precisa acessar o SAC Digital (portal ou aplicativo) e clicar em “Cadastre-se” no menu principal. Em seguida, é só preencher um formulário. No campo “E-mail”, é necessário informar um e-mail que o usuário costuma acessar e que lembra a senha. No final do cadastro, será necessário acessar este e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só poderá ser realizada mediante este cadastro.
  
O segurança patrimonial Gildo Sena, 49 anos, morador do município de Serrinha, fez a matrícula do seu filho de 15 anos, usando o SAC Digital. Sena matriculou o filho para cursar o primeiro ano do ensino médio, na Escola Estadual Normal de Serrinha, ano letivo 2020. “Foi super fácil Eu usei o celular e não tive nenhum problema. Em poucos minutos fiz a matrícula de meu filho e recebi a confirmação por e-mail. Esse modelo de matrícula (digital) é muito melhor do que ter que ir até a escola” explicou o segurança.
 
O SAC Digital é uma moderna plataforma, que unifica todos os serviços do Estado em um único portal. A matrícula on-line foi incluída nesta ferramenta graças à parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Secretaria da Administração do Estado (SAEB) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Escolas estaduais matriculam estudantes novos do Ensino Médio nesta sexta-feira (24)

A matrícula da rede estadual de ensino segue, nesta sexta-feira (24), para os estudantes novos de qualquer ano/série do Ensino Médio. Além da matrícula presencial, que pode ser feita em qualquer escola da rede, independentemente de ser a escola que o aluno pretende estudar, os pais ou responsáveis legais também podem realizar o procedimento 100% on-line, sem precisar sair de casa, através do acesso por computadores, tablets ou celulares. Atualmente, a rede estadual já possui mais de 610 mil estudantes matriculados para o ano letivo de 2020.
 
Na segunda-feira, dia 27, as matrículas continuam a ser efetuadas para o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede de ensino em qualquer ano/série do Ensino Médio. A confirmação da matrícula dos alunos inscritos na pré-matrícula da Educação Especial, por sua vez, acontece nos dias 30 e 31 de janeiro. A rede estadual de ensino adicionou um dia extra de matrícula, que será no dia 3 de fevereiro, quando poderão ser matriculados estudantes de qualquer ano/série que não conseguiram efetuar a matrícula de acordo com o cronograma.
 
A matrícula na rede estadual nesta quinta-feira (23) foi direcionada aos estudantes novos de qualquer ano/série do Ensino Fundamental. Para matricular a sua filha Maria Eduarda Souza Dantas, 14 anos, que cursará o 9º ano, Juceli de Souza, 47, esteve no Colégio Estadual Carlos Marighella, localizado no bairro do Stiep, em Salvador. “Vim transferir minha filha do Colégio Montessoriano, que é particular, para o Carlos Marighella, pois tenho boas referências de muitas pessoas sobre a qualidade do ensino desta escola estadual. Gostei muito do atendimento da matrícula e da localização da escola, porque fica próximo da Boca do Rio, onde moramos”, contou.
 
Quem também garantiu a matrícula do seu filho Luis Gabriel Costa, 16, no 9º ano do Colégio Estadual Carlos Marighella, foi Rosilene Santana da Silva, 31. “Achei o atendimento daqui rápido e organizado. Estou muito contente em poder matricular meu filho nesta escola”, disse, entusiasmada. 
 
Matrícula on-line
Para fazer a matrícula de forma on-line é preciso baixar o aplicativo do SAC Digital nas lojas APP Store ou Google Play e fazer o cadastro através do link https://www.sacdigital.ba.gov.br/. No caso dos menores de 16 anos, o cadastro deverá ser realizado em nome do responsável legal e o aluno deverá ser adicionado como dependente. 
 
Os alunos novos, oriundos das redes municipais e privada, também poderão utilizar o SAC Digital, mas deverão apresentar a documentação necessária na escola para a qual efetuou a matrícula on-line, conforme prazo estabelecido no comprovante de matrícula, como os demais estudantes. Após a efetuação da matrícula on-line, o estudante deverá levar os documentos na escola para o qual foi matriculado no prazo determinado no comprovante que recebe após finalizar o processo digital.
 
Documentação
Os documentos exigidos são os seguintes: original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias); original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG; original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional em todas as modalidades e formas de articulação, bem como no Ensino Médio e suas modalidades); original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); e original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes de até 18 anos).
 
Sobre o SAC Digital
Trata-se de uma moderna plataforma, que unifica todos os serviços do Estado em um único portal. A matrícula on-line foi incluída nesta ferramenta graças à parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração (SAEB) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
 
Para realizar o cadastro, o estudante precisa acessar o SAC Digital (portal ou aplicativo) e clicar em “Cadastre-se” no menu principal. Em seguida, é só preencher um formulário. No campo “E-mail”, é necessário informar um e-mail que o usuário costuma acessar e que lembra a senha. No final do cadastro, será necessário acessar este e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só poderá ser realizada mediante este cadastro. 
 
Cronograma
. 24/01 e 27/01/2020 – Matrícula nova para Ensino Médio. Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Médio
. 30 e 31/01/2020 – Confirmação da matrícula dos estudantes inscritos na pré-matrícula da Educação Especial
. Até 03/02 – Matrícula de estudantes que não conseguiram efetuá-la de acordo com o cronograma


Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Secretaria promove encontro formativo para a realização da Jornada Pedagógica 2020

Técnicos e dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia reuniram-se, nesta quarta-feira (23), no auditório da instituição, em Salvador, para discutir os últimos preparativos para a Jornada Pedagógica 2020, que será realizada de 3 a 7 de fevereiro, em todas as escolas da rede estadual de ensino, sob o tema “Ano Anísio Teixeira: pela união entre a educação e a vida”. O encontro formativo teve o objetivo de planejar, à luz dos diagnósticos de 2019 e dos resultados alcançados, uma proposta coletiva e colaborativa da Jornada Pedagógica, tendo como referência os princípios anisianos.
 
Os eixos e temas a serem trabalhados são: Currículo, com abordagens sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB); Novo Ensino Médio e Formação Humana Integral; Formação, com discussões sobre Projetos Formativos e Metodologias Ativas; Acompanhamento, que trata da Gestão Democrática; e Gestão da Aprendizagem e Juventudes na Escola; além da Avaliação, com discussões sobre o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), diretrizes da SEC e desempenho acadêmico.
 
A atividade contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que ressaltou a expectativa da rede estadual para a Jornada Pedagógica. “Iniciaremos, no dia 3, a Jornada Pedagógica e a equipe já vem trabalhando neste desenho para que, em 2020, a gente possa ter o suporte necessário para toda a rede estadual no que diz respeito a praticar aquilo que entendemos como sendo o nosso plano executivo da aprendizagem na Bahia. Iremos organizar a funcionalidade e a prática do SABE, organizar nossos projetos culturais e envolver a nossa relação em regime de colaboração com os municípios, pois este também é um momento de formação para que a equipe saia daqui pronta para poder assessorar toda a rede na Bahia”.
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão Brito, falou sobre a finalidade da jornada. É uma ação muito estratégica e importante para a Educação da Bahia, pois é um momento em que a escola se reúne antecipadamente para se planejar, debater e fazer uma análise crítica do que deu certo no ano anterior, mas, sobretudo, olhar para frente e tentar fazer sempre o melhor. Esse ano, a gente trouxe algumas sugestões de inovação, que é a ideia de trabalharmos em cima dos quatro eixos pedagógicos com o apoio do que a gente chama de caixas de ferramentas, que são materiais de apoios disponibilizados pela SEC e que permitem ajudar as escolas no debate produtivo, em um processo de construção coletiva que persiga o que é mais importante, que é o direito de aprender de cada estudante”, afirmou.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

ALBA aprova projeto que aumenta o piso salarial de educadores baianos


A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou o Projeto de Lei nº 23.726/2020, nessa terça-feira (21), que aumenta o piso salarial de educadores da rede estadual de ensino em até 11%. De acordo com o executivo, autor da matéria aprovada, cerca de 12,1 mil profissionais da educação, entre professores e coordenadores pedagógicos, pertencentes às escolas do Estado, além dos já aposentados, receberão reajuste salarial e terão vencimentos acima do piso nacional, que é de R$ 2.886,15. A estimativa é que a mudança gere um impacto para os cofres do Estado de R$ 53,7 milhões, ainda neste ano.
 
A votação do aumento do piso salarial dos educadores – que ocorreu por maioria no plenário – é resultado do encaminhamento do Governo da Bahia, na segunda-feira (13), para a ALBA do projeto de lei que altera a Lei nº 10.963/2008, readequando os valores do piso nacional do magistério público da Educação Básica, instituído pela Lei nº 11.378/2008. 
 
Ainda de acordo com o projeto de lei aprovado, os professores do grau III do padrão P, por exemplo, passaram a ter um vencimento de R$ 2.900,00. Já um professor do grau III-A, padrão E, receberá um vencimento de R$ 3.390. Serão beneficiados os professores e coordenadores pedagógicos dos graus III e III-A do padrão P, com regimes de 20 horas e 40h semanais. Também terão vencimentos alterados os educadores do grau IV- padrão P, além dos docentes dos graus III e III-A, padrão E, nos regimes de 20h e 40h de trabalho semanais.
 
O projeto de lei beneficia os professores da ativa, mas também os inativos e pensionistas, que, da mesma forma, terão alteração nos seus benefícios previdenciários. “Entre as ações do Governo do Estado está a valorização do professor, que é um agente importante nesta transformação. Por isso, a proposta de readequar os valores ao piso do magistério público é uma importante realização neste processo. Para se ter uma ideia, o Estado da Bahia cumpre o Piso Salarial Nacional do Magistério desde 2009, quando passou a vigorar, e isso mostra o nosso comprometimento com a educação. Estamos dando continuidade no desenvolvimento de uma política pública na educação que tem como princípio a melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes”, declarou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues


Fonte: Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Secretaria da Educação do Estado atinge mais de 50 mil matrículas nesta terça-feira


A Secretaria da Educação do Estado (SEC) atingiu mais de 50 mil matrículas efetivadas nos colégios da rede estadual de ensino nesta terça-feira (21). Após a equipe técnica do Estado trabalhar incessantemente para resolver os problemas de intermitência, o sistema foi restabelecido e normalizado.

É importante ressaltar que estão garantidas as matrículas de todos os estudantes que procurarem vagas na rede, mesmo após o fim do cronograma estabelecido pela SEC, por isso não há necessidade de pegar filas.

Quem não tiver acesso à internet poderá se dirigir a qualquer unidade escolar da rede estadual mais próxima e sem filas, independente de ser o colégio onde o aluno irá estudar, e solicitar a matrícula para a unidade onde o estudante deseja estudar em 2020.


Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

PMBA reforça segurança nas escolas com Operação Matrícula 2020

Garantir a tranquilidade no entorno das escolas da capital e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) é o objetivo da Operação Matrícula 2020, iniciada nesta segunda-feira (20), pela Ronda Escolar da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A ação segue até o fim da inclusão de alunos dos ensinos Fundamental e Médio, na rede estadual.
 
Uma das ações desta operação, a visita a unidades escolares, foi realizada no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT), no bairro de São Marcos, na manhã desta terça-feira (21). Policiais foram conferir de perto o andamento da matrícula no local. O subcomandante da Ronda Escolar, o capitão Welber Sales, destacou que “nesse período de matrículas, está sendo feito o atendimento às 263 escolas da rede estadual presentes na capital e na RMS. São utilizadas, no apoio e nas visitas, sete viaturas, sendo cinco automóveis e duas motocicletas, e 18 policiais. São realizadas, ainda, abordagens a pessoas e veículos, nas adjacências das escolas”.
 
A Operação Matrícula 2020 reforça o trabalho que já é feito normalmente pelas companhias e batalhões que cobrem as áreas nas quais estão presentes entidades de ensino, sejam da rede estadual, municipal ou privada.  Também fazem parte da iniciativa o contato com a direção das escolas e a realização de palestras sobre temas pertinentes ao alunado, a exemplo do combate às drogas, violência e ao bullying.
 
Diretora da escola, a professora Valdenice Estrela enaltece que a Ronda Escolar faz parte da rotina pedagógica do CEAAT. “No decorrer do ano, por meio de projetos, acompanhamentos, visitas e palestras, os policiais ajudam a suprir necessidades que sozinha a escola não daria conta, pois precisamos contar com o apoio de outras instituições para que o trabalho pedagógico seja exitoso e a PMBA é um parceiro muito forte dentro dessa unidade”, concluiu.
 

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Professora da rede estadual participa de intercâmbio em universidade nos Estados Unidos

A professora e vice-diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista (CJCC), Elmara Souza, está participando do programa de intercâmbio “English and STEM Integrated Instruction”, na San Francisco State University, localizada na Califórina, nos Estados Unidos. O intercâmbio tem o objetivo de promover a integração do ensino do STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e o ensino de Inglês em escolas públicas do Brasil.
 
Segundo Elmara Souza, que foi selecionada com outros 14 educadores, o programa fortalece a experiência dos professores de Inglês e STEM em suas atividades. “Participar deste intercâmbio é muito importante, pois a troca de experiência com outros profissionais e os estudos realizados contribuirão para a melhoria das práticas STEM integradas à língua inglesa no CJCC e na educação pública da Bahia.  A programação inclui estudos e visitas a escolas e universidades dos Estados Unidos”, afirmou a educadora. 
 
O trabalho realizado por Elmara no CJCC já lhe rendeu outras oportunidades de participar de eventos internacionais. Um deles foi a visita ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston, no ano passado, onde foram apresentados alguns projetos desenvolvidos pelos estudantes do Centro Juvenil. Ainda em 2018, a educadora recebeu, do Instituto Criativo, o prêmio de “melhor projeto brasileiro de Educação Criativa e Inovadora do Ensino Médio”. Além disso, participou passado, em Fênix, também nons Estados Unidos, da International Science and Engineering Fair (ISEF), que é considerada a maior Feira de Ciências do mundo. 


Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Governo do Estado inaugura nova unidade escolar em Jacaraci


O governador Rui Costa encerrou, nesta sexta-feira (20), a agenda do ano no interior do estado com uma série de inaugurações em Jacaraci, no sudoeste baiano. A visita, com a participação do secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, começou com a entrega das novas instalações da Escola Estadual Zuleide Freire de Abreu, que agora possui salas de aula multifuncionais, pátio coberto e laboratórios de ciências e informática, seguindo o novo padrão arquitetônico e estrutural das unidades da rede estadual de ensino. A obra recebeu investimento total de R$ 827,9 mil, por meio da SEC.
O governador ainda inaugurou a requalificação do Teatro Municipal, onde foram investidos R$ 600 mil, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e participou da inauguração do Ginásio de Esportes Genésio Freire de Abreu. Atendendo aos pedidos da população, Rui se comprometeu a dar início ao projeto de recuperação da BA-263, no trecho entre Jacaraci e Condeúba.
 
“Entregamos uma nova escola e inauguramos o teatro, que fizemos em parceria com a Prefeitura e é o terceiro que entrego no ano. Essas obras representam aquilo que eu acredito que estrutura a alma do ser humano: educação, esporte e cultura. Também estamos fazendo obras estruturantes, como a estrada que vai ligar Jacaraci a Urandi, e vamos fazer o projeto da estrada para Condeúba”, afirmou o governador.  
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou os esforços empreendidos pelo Estado para melhorar a infraestrutura das escolas. “Esta é a sétima escola entregue neste ano e que ofertará Educação Integral no ano letivo de 2020. A nossa perspectiva é que, em regime de colaboração com a prefeitura, possamos trabalhar para melhorar os indicadores do município. Em paralelo, estamos trabalhando para a construção de 60 novas escolas na rede estadual, com total infraestrutura, na capital e no interior”, afirmou. 
 
A agenda incluiu ainda a entrega de uma unidade de Saúde Bucal para o município e sete ambulâncias que atenderão os moradores de Jacaraci, Licínio de Almeida, Malhada de Pedras, Caetité, Tanhaçu, Contendas do Sincorá e Mirante. A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) do Sudoeste recebeu sete novas viaturas para reforçar a segurança da região. 
 
Para a agricultura familiar, Rui autorizou a celebração de dois convênios, no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, e entregou 140 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) a pequenos agricultores do município.


Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Estudantes são selecionados para a maior Feira de Ciência e Engenharia do país



Estudantes da rede estadual de ensino tiveram 14 projetos de iniciação científica selecionados para a 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontecerá entre os dias 17 e 20 de março de 2020, em São Paulo – SP. Esta é a maior mostra de projetos de Ciência e Engenharia do país e reúne projetos desenvolvidos por estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o Brasil. Na rede estadual de ensino, os projetos dos estudantes foram desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que fomenta o fazer ciência em sala de aula.
 
A estudante Graziela Silva Santos, 17, 2º ano, do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, localizado em Matina, foi selecionada juntamente com os demais integrantes com o projeto “África sertaneja: memória africana na cultura nordestina”. “Pesquisamos a origem da dança ‘quebra canela’, que acontece na zona rural de Matina e a possível ligação com o continente africano. Estou muito contente com o resultado e com a possibilidade de ir apresentar o projeto fora do nosso Estado”, afirmou.
 
Victor Gabriel Brito de Melo, 18, 3º ano, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Tecnologia Informação e Comunicação (CEEP), localizado em Lauro de Freitas, vai apresentar, com sua equipe, o projeto ECOTECH. “Produzimos um documento que visa regularizar a questão do lixo eletrônico e, também, criamos o aplicativo ECOTECH, disponível na Play Store, que mostra os pontos de coleta de lixo eletrônico em Salvador”, comentou o estudante. 
 
Sobre a FEBRACE – A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que é realizado na Universidade de São Paulo (USP), em uma grande mostra de projetos. Dentre os objetivos da FEBRACE, destacam-se: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em ensino, pesquisa, cultura e extensão.

Confira a relação dos projetos selecionados:
 
ÁFRICA SERTANEJA: MEMÓRIA AFRICANA NA CULTURA NORDESTINA – SIRLEIA PEREIRA DOS SANTOS, CRISTIANE DOS SANTOS SOUZA, Graziela Silva Santos, Janildes Almeida Chagas (Orientador) – Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, MATINA.
 
ARGACIT – ARGAMASSA FEITA ATRAVÉS DO PLÁSTICO – Luiz Vinícius Cardoso Matos, Davi Ferreira Barreto (Orientador) – COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO DA CONCEICÃO MENEZES, SANTO ANTÔNIO DE JESUS.
 
BANCO DE SEMENTES DO CERRADO COM USO DE QR CODE – Carlos Antônio Porto dos Santos AMARANTE, Emanuel Alves Ribeiro, Iara de Oliveira Santos, Eliane da Silva Nunes (Orientador), Laísa Macedo Brandão (Coorientador) – Centro Juvenil de Ciência e Cultura, BARREIRAS.
 
BIODIGESTORES EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CACULÉ-BA: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA AGRICULTURA FAMILIAR – ESTER SANTANA OLIVEIRA SANTOS, Diogo Rennam Vieira Trindade, LEIDIANE ALVES SANTANA, Edjane Alexandre Costa Soares (Orientador) – Colégio Estadual Norberto Fernandes, CACULE.
 
BIOSSEMENTEIRA ECOLÓGICA – ADRIELE ROCHA DOS SANTOS, Thâmara Mislany Barreto dos Santos, Aline Dourado Sena Gama (Orientador) – Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, BARREIRAS.
 
DEGRADAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO CETEP DO PIEMONTE DA DIAMANTINA II – Elisângela Alves Silva, Lirian Grasiele da Cruz Souza, Milena Conceição Eduardo Rodrigues, LAUDICÉIA DA CRUZ SANTOS (Orientador) – CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PIEMONTE DA DIAMANTINA II, JACOBINA.
 
DEIXA DE SER TROUXA: UM JOGO PARA APRENDER HISTÓRIA A PARTIR DA SAGA HARRY POTTER – Amanda Almeida Oliveira, Karla Dias de Lima (Orientador) – Centro Juvenil de Ciência e Cultura, VITORIA DA CONQUISTA.
 
E.CANE: BENGALA ELETRÔNICA DE BAIXO CUSTO PARA AMBIENTES INTERNOS – 2 Finalistas da FEBRACE 2020 PUBLICADO EM 18/12/19 – 14H00 Kauã Cunha Silva, João Pedro Araújo Guimarães, Laiza Araújo Gordiano Oliveira, Adaltro José Araujo Silva (Orientador) – Colégio Estadual Wilson Lins, VALENTE.
 
ECOTECH – Clara Martins da Gama Davi, Victor Gabriel Brito de Mello, Beatriz Bispo de Melo, Carla Vanesca Rabelo Ollandezos (Orientador) – Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia Informação e Comunicação (CEEP), LAURO DE FREITAS.
 
ESTUDO COMPARATIVO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO QUÍMICO DA PERESKIA ACULEATA MILLER CULTIVADA EM PAR E EM SISTEMA FOTOSSINTÉTICO ATIVO – Ariel Amorim Peixoto Batista, Rafael Sacramento Da Serra Neves, João Mateus Osfher Souza Oliveira, Solange Rodrigues MUti (Orientador), Elton Borges De Sena Barreto (Coorientador) – CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, SALVADOR.
 
GRUPO DE DANÇA QUILOMBO DOS ANJOS – Bruno da Silva Souza, Sara dos Santos Silva, Cláudia Regina Oliveira Patez (Orientador) – COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO BATISTA, CANDIBA.
 
LIMA DA PÉRSIA COMO SOLUÇÃO ALTERNATIVA E NATURAL PARA A DESINFECÇÃO DA ÁGUA – TAINA LARISSA PIRES NASCIMENTO, JULYA PIRES DA SILVA, Ana Paula Soarea da Silva (Orientador), IVANDI OLIVEIRA LUZ (Coorientador) – Colégio Estadual João Vilas Boas, LIVRAMENTO DO BRUMADO.
 
RAZÃO CELESTE: UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA – Maicon Douglas Invenção Viana dos Santos, JORGE LUCIO RODRIGUES DAS DORES (Orientador) – Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, SALVADOR.
SUPERFÍCIE FILTRANTE COM MATERIAL ALTERNATIVO E SUSTENTÁVEL PARA O USO EM RESERVATÓRIOS DOMÉSTICOS – Caio Washington Mesquita de Lima, Mariana Santos Santana, Ismirna Israelle Pereira dos Santos (Orientador), Heloisa Lemos de Santana (Coorientador) – Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa (CEEP), CATU.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia